Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

EQUILÍBRIO, CORPO e MENTE

Para orientar sobre as condutas por uma melhor qualidade de vida, reuniram-se nesta quinta-feira, com servidores da AGE, a yoguini Lígia Lana, a educadora Ana Maria Cordeiro e a servidora da AGE Josiane Assunção.

O Encontro 'Roda de Conversa', aconteceu na sede da AGE e contou com a presença de mais de 60 servidores.


A servidora Josiane Assunção, estudante de Educação Física, abriu a roda de conversa informando sobre a importância da ginástica laboral para o bem-estar físico e mental, destacando os benefícios no ambiente de trabalho como a me- lhora na concentração e demonstrou com os servidores alguns exercícios de alongamento e que trabalham as regiões do pescoço, com a correção da postura no trabalho, além de pernas, braços, e principalmente a coluna.      
A yoguine Lígia Lana fez uma apresenta-ção sobre os benefícios da prática da yoga e da meditação, que além de melhorar a postura e o fortalecimento muscular, reduzindo dores nas costas, promovem bem-estar e serenidade, destacou também os benefícios para a "postura de enfrentamento dos problemas do dia-a-dia de forma mais equilibrada, positiva e centrada". Explicou a importância da meditação e dos exercícios de respiração que proporcionam a aquietação e o silêncio mental, melhorando assim a disciplina e o controle emocional. Ao final, en-sinou técnicas de relaxamento e praticou junto com o servidores a meditação. Também orientou so-bre o correto exercício de respiração, pelas técnicas que auxiliam na diminuição de riscos de fadiga e na melhora da produtividade, estimulando a circulação sanguínea, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial, ajudando a aliviar a ansiedade e o estresse, e contribuindo sobretudo para a quali-dade do sono o que fortalece o sistema imunológico.


As educadoras Ana Maria e Marcela, encerraram a roda de conversa ressaltando,  para uma boa saúde mental, a importância de se exercitar a mente a fim de manter o cérebro ativo e prevenir o declínio cogni-tivo, explicando também sobre a neuroplasticidade e a  aprendizagem do cérebro.  Destacou e demonstrou alguns exercícios e jogos cogni-tivos que estimulam o pensamento lateral, a concentração, abrindo o cérebro a novas possibilidades mentais.